quarta-feira, 10 de julho de 2013

O negócio de Verão....

D.R.

Toda a gente sabe que os fogos de verão são o grande negócio da época estival...
E está tão "normalizado" que faz parte dos cenários de telejornal deste período do ano, tal como o pessoal nas praias, ou as festinhas de aldeia, com ou sem foguetes.
Um verão sem incêndios seria como um jardim sem flores... Tão banal que encolhemos os ombros, e até nos enche a alma vermos passar, a correr, as viaturas dos bombeiros, com aqueles pirilampos todos, os aviõezinhos e helicópteros a roncar por cima das nossas cabeças, etc.. - Porque se isto nos preocupasse mesmo muito, há muito que uma onda de indignação levaria a que se fizessem investigações a sério e se descobrisse a rede mafiosa que anda por detrás do "negócio".
Bastava fazer a pergunta: quem lucra com tudo isto?? - Há anos passou uma reportagem sobre o assunto numa das televisões que temos, em que se procurou pôr o dedo na ferida. Desconheço se o(s) jornalista(s) foram presos, ou se foram assediados para calarem o bico. A verdade é que nunca mais ninguém falou do assunto... E o "assunto" vai desde o aluguer dos aviõezinhos e helicópteros (altos negócios que chegam às altas cúpulas), à venda de viaturas, mangueiras, capacetes, uniformes e toda a panóplia de equipamentos. Se não houvesse desgaste do dito, não se vendia. E, como todos sabemos, a alma do Capitalismo selvagem é o Negócio, e, através dele, o Lucro. Que é, este, tanto mais chorudo quanto mais se vender. De onde se conclui que é preciso haver incêndios.
Uns optam por vender gelados nas praias, outros por espalhar por aí uns fogozitos (ah, este é proibido? - coitadinho do pirómano...)
Meus amigos, abram a pestana: para o Capitalismo é tudo um modo de vida, e o que importa é o Lucro. Portanto, que se lixe a Natureza, o Planeta, a Mãe, o Pai, o tio e a avó....

E vem este arrazoado a propósito do fogo grande que por aqui grassa (sem graça nenhuma):

«Incêndios: Aldeia de Quinta das Quebradas dividida pelo fogo
A aldeia de Quinta das Quebradas, no Mogadouro, está dividida pelas chamas e já tem alguns anexos de casas queimados devido ao incêndio que hoje à tarde deflagrou no concelho vizinho de Alfândega da Fé e que alastrou.» - in 'Notícias ao Minuto', 2013.07.10

Para saber mais, ler aqui:




Sem comentários:

Enviar um comentário