domingo, 6 de outubro de 2013

Bubo Bubo

Caricata figura o Bubo Bubo (B.B). Entre a fauna que pulula pela Aldeia, Bubo-Bubo era um enigma, com todas as características de um engano da natureza. E nessa duplicidade transcorreu a sua existência, com o instinto furão de quem escolhe fidelidades caninas, duráveis enquanto dura o osso. E o osso durou, de facto, bastante. Anos e anos a fio, que quase fizeram de BB, em certos momentos, uma espécie de confidente do dono, sobretudo quando este, em baixo de forma e no princípio da decadência, se refugiava na "nigth", afogando mágoas. BB, solicitamente, acompanhava o dono nessas horas, tirando disso o maior partido em termos de consolidação do seu papel na casota. E, como sempre, continuava o seu mister de espia, e disso ia vivendo. Parecia eterna tamanha dedicação.
Mas eis que um rumor vindo não sei de que falha sísmica se começou a ouvir, a avolumar, até o ruído alastrar de aldeia em aldeia, onde uma nova turba vinha pôr em causa o velho dono da quinta em que BB. servia. BB começou a inquietar-se. E a coberto da sua condição de agente duplo(a), passou a frequentar os arraiais da nova turba, para ver o que se passava. Se a coisa tombasse para o lado do grupo do Dono, diria que esteve a espiar os tais outros e faria relatórios completos do que lá se passara e dissera. Mas, se porventura o Dono e o seu grupo fossem dessa para melhor, faria render essa presença assídua e estudada. E assim foi. O dono e o grupo acabaram por ir mesmo "desta para melhor", e BB, de boa consciência, passou a frequentar o grupo dos amigos dos novos senhores, na esperança de poder continuar a roer, calmamente, o seu ossito. Ah, e já agora, a espiar e a fornecer informações sobre "suspeitos", por conta dos novos Donos....
Enfim, são coisas cá da Aldeia...

5 comentários:

  1. Ahahah! Não havia necessidade. Uuuu-uuu! É um predador de topo. Alimenta-se de ratos, ratazanas, gaivotas, patos, lebres e inclusive de outras aves de rapina. É violentamente atacado por gaivotas e gralhas em bandos. Hahahaha...! Como têm uma esperança de vida entre 10 a 20 anos, o BB está na reforma ou a bater a asa...!

    ResponderEliminar
  2. O bufo-real (Bubo bubo) é actualmente a maior espécie de coruja existente no planeta.Só mesmo por engano, natural, pode ser confundido com a espécie cá da aldeia (aqueles olhos alaranjados e a capacidade de rodar a cabeça 270º. na antiga Grécia cunhavam-se moedas com a imagem da coruja. A ave era considerada um símbolo de sabedoria).
    Mas a evolução... tem destas coisas!
    No entanto existe para aí uma espécie de aves caprimulgiformes que inclui os animais conhecidos como, noitibó (na Europa). São aves noturnas, de asas longas e pernas curtas, que normalmente fazem o ninho perto do chão e que se alimentam de insectos como traças e mosquitos. São aves pouco conhecidas, sobretudo devido aos seus hábitos nocturnos. Também são conhecidos como "engole-ventos" por causa de seu hábito de alimentação, no qual voa baixo com o bico aberto tentando apanhar insetos. Costumam viver perto de rebanhos, os quais garantem grande concentração de insectos. Não constroem ninhos, enterram os ovos sobre palhas e folhas.A plumagem é acinzentada e seu canto é um grito penetrante que, com intervalos de tempo, é repetido durante horas pela noite, parece o sino do relógio (tem estado calado, mas parece que está a ganhar fôlego e vai recomeçar...). Ah! Já me esquecia, a fonte é a Wikipédia!

    ResponderEliminar
  3. Bem, para nos falar de "passarada", nada melhor do que o nosso amigo Bird!... Todavia lhe lembro q o alaranjamento dos olhos do Bubo-bubo em causa, foi fenómeno recentíssimo. Até aí eram mais para o rosado... Que os tem atentos e orelha apurada (daí o parentesco com o mocho de orelhas) é inegável. Que é ave nocturna, também. No que toca ao resto, tem mais de Boby que de Bubo... Com uma diferença que ora se descobre: as fidelidades não são eternas e podem cambiar. Neste particular, o nosso Bubo cá d'aldeia, é mais para o camaleónico, outro bicho que nos últimos tempos tem por aqui proliferado mais que os coelhos!....

    ResponderEliminar
  4. Camaleão, com asas, orelhas, visão 270º e os olhos mudam de cor, actividade nocturna, faro apurado e que muda de dono com facilidade, chiça! Estes bitchos são perigosos? Também mordem? Além do ossito?

    ResponderEliminar
  5. se mordem, caro Bird... ou pela calada, ou têm língua viperina...

    ResponderEliminar