我們的海洋
(Wǒmen dì hǎiyáng*)
PIGS. Embora (oficialmente) seja apenas um acrónimo para designar (e diga-se de forma brilhante!!!) os principais países do Mediterrâneo que se habilitaram, estiveram ou estão na mira do Santo Manto Protector do FMI (Portugal, Itália, Grécia e Espanha) podemos fazer ainda uma analogia religiosa (judaica e muçulmana), porque afinal de contas quem gosta deste animal que se chafurda na lama? Bem... parecendo que a asséptica Europa do Norte não tem especial simpatia por este animal e continuando a nossa demanda pelo resto do mundo paramos no Império do Meio (hoje todos os caminhos já não vão dar a Roma, mas a Beijing). Eles, tal como nós também adoram a criatura chafurdenta, de tal modo que lhe dedicaram não apenas um ano do seu calendário, mas o exportam em forma de gastronomia nessa especialidade sino-europeia que dá pelo nome de Chop-shoy!
E somos nós, os PIGS, de tal forma motivo de adoração que parece que também eles se converteram em povos de matriz Greco-Latina, preparando-se para deterem também eles o seu Mare Nostrum. Depois da compra de parte do maior porto do Grécia, porto do Pireu e de estarem presente nos portos de Vado na Itália, nos portos espanhóis de Barcelona, Valência e Algeciras, no porto francês de Marselha, o senhor que se segue é apenas o maior porto de águas profundas que qualquer navio que provenha do Atlântico Sul encontra ao chegar à Europa, o porto de Sines
Deste modo dominam não apenas a Rota Europeia do Cabo como a Rota Europeias do Mar Vermelho (via canal do Suez). Para além disso e pensando em grande e intermodalmente (One Belt, One Road) preparam-se para lançar a rota ferroviária Lisboa – Beijing. Recordemos, pois, com nostalgia as cinco!!! linhas propostas (Porto-Lisboa; Porto-Vigo; Aveiro–Salamanca; Lisboa-Madrid e a pérola Faro-Huelva) no efémero governo de Santana Lopes, que de acordo com a informação da altura nos ligaria definitivamente à europa civilizada e estaria financeiramente sustentada pelo plano europeu de ferro carril! Pelo andar da carruagem vai ser mais fácil chegar ao Extremo Oriente do que chegar a Paris de comboio de alta velocidade!
Aproveitando a crise europeia e impelidos pela sua milenar sabedoria, souberam financiar na inversa proporção de que em Bruxelas, Estrasburgo ou Frankfurt se discutia o sexo dos anjos deixando cair estes PIGS ou será pigs? que necessitavam de uma salvação financeira depois de décadas de políticas irresponsáveis e erráticas (já para não falar do dinheiro que estes estafermos do Sul esbanjaram em p*#%s e copos!).
Mais uma vez os Eurotecnocratas dão um tiro de bazuca nos próprios pés e depois questionam-se como é que a Europa perde a cada dia mais terreno e como é que extrema direita começa paulatinamente a ganhar terreno… vá-se lá saber como!!!
*mare nostrum
Por: Ti Ago
Sem comentários:
Enviar um comentário