terça-feira, 4 de dezembro de 2018

A Tugalândia prepara-se para ser a Macau da China....


Consta que anda por aí o camarada presidente a República Popular(?) da China... - O homem que reforçou de tal modo os poderes, que nunca mais sai de lá (e, ao que parece, com mais poderes do que o saudoso camarada Mao, ou Mau, o pai fundador da RPC...). Ora, isto cá pelo ocidente, dantes, chamava-se "ditadura", essa coisa nefanda e abominável, sobretudo se fosse de direita. É verdade que camaradas iluminados, como o famoso "camarada Abel", que depois ficou conhecido nas Europas como o Mr. Barroso, há muito perceberam que entre comunismo, maoísmo e capitalismo, não há assim tão grandes diferenças...

Bem, resta ainda o Imperialismo - claro que nesse "dantes" PREKiano o verdadeiro imperialismo era só o americano. O das soviécias e do camarada Mao não era imperialismo: era "solidariedade com os povos oprimidos" ou "em vias de desenvolvimento rumo ao socialismo".

Que o Mundo é redondo, já se sabe com toda a certeza desde Magalhães-El Cano. E talvez seja por causa dessa ciclaridade que as coisas voltam aos princípios e a História se repete, mas de outro modo. Assim é que...
... os Tugas foram os primeiros Europeus a chegar à China, e tiveram lá um entreposto: Macau... - entretanto foram chegando os Chineses à Europa, e - qual vingança do chinês -  tomaram a Tugalândia como porta de entrada. Diz-se que a Tugalândia é só o 2º país (se isto ainda é "país") da Europa em que mais investem (ainda não percebi porque é que a Finlândia estará em 1º, mas nessas latitudes, só pode ser para chatear os camaradas russos...). Dito de outro modo, a Tugalândia prepara-se para ser a Macau dos Chineses, no quadro do seu império global que começou por abocanhar o Tibete, reintegrou Hong Kong e Macau, se prepara para reintegrar a Formosa (Tai Wan), e, pelo caminho, se enfiou como mais ninguém nas antigas colónias tugas, incluindo o Brasil, à grande!

E por cá, os politicozinhos de trazer por casa é só sorrizinhos, beijinhos e abraços (aliás, Xi-corações), na palminha das mãos, parece que esquecendo que a China, como qualquer outra potência imperial, dá a chouriça em troca do porco. 
Enquanto vão "Mexiendo" no seu bolso com a factura da electricidade e enganando o pessoal com as bugigangas da loja do vende-tudo, além do restaurante onde se serve a melhor carne de cão, aqui vos fica, tomai lá:


Post Scriptum: não deixa de ser curioso que, no meio de toda essa "real politik", seja o Berloque de Esquerda, a arvorar-se em consciência crítica do regime, tal como já havia feito, honra lhes seja feita, aquando do caso "Luati Beirão", um rapaz atirado para as masmorras do pseudo-comunismo/capitalismo de Estado (aliás, da oligarquia encabeçada pela família do velho Zedú) lá das Angolas, dizia, é sinal dos tempos que seja o dito Berloque a distanciar-se deste abjecto lamber de nalgas ao camarada Xi, enquanto todos os outros lhe andam aos Xi-corações!


Sem comentários:

Enviar um comentário