sexta-feira, 30 de agosto de 2013

E O SOL NÃO SERÁ O LIMITE!....

A voragem do sistema capitalista assenta numa palavra sacrossanta: PRIVATIZAR!!! = apropriação do objecto qualquer que seja, fabricado ou natural, e até da própria paisagem, como já há mais de 150 anos o constatou um «selvagem», o grande chefe Seattle - obrigatório ler aqui a sua carta ao chefe branco de Washington: http://arcodealmedina.blogs.sapo.pt/15806.html , um hino à Natureza, e uma lição ao chefe da nação-expoente-máximo-do-Capitalismo, uma nação que nasceu a matar índios e a escravizar negros e que faz do "vale-tudo" a essência do seu sonho, o "American Dream of way"....
E esse é o modelo que está a ser exportado para a Aldeia Global a ferro e fogo...
E os seus catecúmenos, nessa linha de pensamemnto e acção, continuam o tal lema do Privatizar, Privatizar!!...
Já há anos parece que uma empresa americana andou a vender talhões... na LUA!!! - Claro que isto se pode descartar um pouco como conto de vigário, mas esta agora não é grupe:

PRIVATIZAR O SOL...IBERDROLA RENOVABLES

A realidade espanhola, respaldada por uma nova lei, segundo a qual, como se não bastasse a posição dominante no mercado da gigantesca empresa eléctrica espanhola, qualquer cidadão ou empresa que seja apanhada a auto-abastecer-se de energia eléctrica, recorrendo, por exemplo, a placas solares, sem pagar uma taxa à Iberdrola... pode estar sujeito a uma multa capaz de atingir os sessenta milhões de euros... uma ameaça perfeitamente terrorista.
Ou seja, a Iberdrola conseguiu convencer o estado espanhol... a privatizar o Sol!!!

.............................

... PRIVATIZAR O SOL!!! A nível mais terreno, depois da Água, virá o AR..... Apetece dizer, com Saramago:

«Privatize-se tudo, privatize-se o mar e o céu, privatize-se a água e o ar, privatize-se a justiça e a lei, privatize-se a nuvem que passa, privatize-se o sonho, sobretudo se for diurno e de olhos abertos. E finalmente, para florão e remate de tanto privatizar, privatizem-se os Estados, entregue-se por uma vez a exploração deles a empresas privadas, mediante concurso internacional. Aí se encontra a salvação do mundo... e, já agora, privatize-se também a puta que os pariu a todos.»
José Saramago - Cadernos de Lanzarote - Diário III - pag. 148

3 comentários:

  1. E o que haverá ainda mais para privatizar?

    O pensamento?

    ResponderEliminar
  2. Olá Isabel! pois, esse pode crer que será o único reduto que considero "privado" - é nosso, de cada um, e, como tal, é livre como o vento, como diz a canção. E pode ser que as pessoas, PENSANDO, achem que o que é de mais é moléstia, e procurem libertar-se deste modelo que se está a tornar asfixiante...
    Mas a seguir ao Sol, talvez se siga a "Via-Láctea" o próprio universo... Sim, que até Criador já foi privatizado por várias confissões e seitas e, no limite, substituído pelo Deus Dinheiro, o do Capitalismo.
    Obrigado pelo seu comentário e pelo "empréstimo" do sempre oportuno post sobre o grande chefe Seattle.
    Bem haja.

    ResponderEliminar