quinta-feira, 28 de março de 2013

O regresso do "animal feroz"...

D.R.-in Noticias ao Minuto

Dele tudo se disse, e muita coisa com razão: que era arrogante, teimoso, manipulador, crispado, corrupto, ignorante (de curso aldrabado), etc., etc.,, a dado passo, até maricas. Ninguém deve ter sido tão vilipendiado na história recente da Tugalândia, com ou sem razão. Depois da queda, bem, então foi o "fartar vilanagem!" - digamos que é sempre na Queda que sobrevém a fase do "bode expiatório". Tirando escassa meia-dúzia de devotos amigos, que ficaram meio perdidos, como os apóstolos depois da crucificação do Cristo, muitos se procuraram demarcar, mesmo no seu partido.
Esperou, pacientemente, que a História (recente) lhe desse razão, para preparar uma Ressurreição - Se calhar até a época do ano (Quaresma), foi meticulosamente escolhida.... (acho que nenhum comentarista reparou ainda nisso - pode ser que ainda se lembre de tal o prof. Marcelo, na sua próxima "telemissa").
Assim, após um auto-"exílio" dourado parisiense, mergulhando na filosofia e na douta academia sorbónica (dá auras de sapiência), procurando fazer jus ao nome de filósofo grego que ostenta e cultiva, eis o regresso do homem. Do que disse, além de apresentar uma outra "narrativa" dos acontecimentos - e, neste particular, é importante que se desfaçam "verdades oficiais" feitas por repetição goebelesiana, que têm sempre por base a justificação dos actos por parte de quem os pratica - digamos que fez bem. O diabo nunca é tão feio como o pintam. Hoje, sabendo o que sabemos, realmente era de temer a aceitação de um exército de ocupação como a tal de troika... Teria sido bem melhor o PEC IV. E o impasse que andou entre a queda do governo de então e a formação de novo governo, só serviu para agravar um pouco mais a situação. Talvez tivesse Sócrates lucrado mais em ouvir mais Teixeira dos Santos, que, ao que parece, seria mais sensato e sabedor que o actual mago das finanças (cuja "magia", afinal, se tem revelado um perfeito descalabro).
Outro aspecto que ressaltou da famosa entrevista (esperada e preparada como uma "Aparição") foi o que um comentarista ontem no Telejornal da RTP-2 chamou de "sova monumental" ao Presidente da República. Terá sido o aspecto que mais ressaltou: o ajuste de contas de Sócrates com Cavaco. Na verdade, o que se passou, no que toca ao seu derrube, deixa a impressão de um "putch" que teve epicentro em Belém, e a partir do qual, o dito P.R. ficou amarrado ao actual governo. Era uma evidência, mas dito por Sócrates, ganha força auto-ilibatória e obviamente mais força acusatória.
Em termos gerais, diremos que se regresso do "animal feroz" foi para este ajuste de contas e por aí se fique, muito bem. A questão é que, na continuidade, a intervenção política, em termos de "comentário" regular por parte do dito - e ainda por cima em canal (ainda) público - parece-nos que só vai aumentar o ruído e a instabilidade na actual situação política (e económica), daí resultando mais malefícios do que benefícios. E vindo de quem vem, não há grandes lições de orientação política (e económica) a receber. Se calhar, o que este país (se ainda o é) menos precisa, é de verborreia na base de palpites e de ataques pessoais, e mais de debate de modelos alternativos a esta investida sem precedentes do Neo-liberalismo selvagem, com vários epicentros no mítico "lá fora", e certos lacaios e vampiros internos. E aí, julgamos que não é Sócrates a voz mais capaz e bem posicionada para o fazer. Digamos que será mais um bitaiteiro, a procurar rivalizar com a telemissa do Prof. Marcelo na TVI, com os canais mediáticos a esfregar as mãos a ver quem consegue mais audiência, e nada mais. O que menos precisamos é de "treinadores de bancada".  - Bem, isto é, se a acreditar no próprio, não tem outros objectivos de regresso à ribalta, usando a Televisão como máquina de lavagem de imagem. Será mesmo que não?

Para saber mais, ver aqui: http://www.noticiasaominuto.com/politica/58005/s%C3%B3crates-regressa-com-farpas-a-cavaco-e-sem-planos-para-bel%C3%A9m#.UVQ4jRypqgM

http://www.noticiasaominuto.com/politica/57985/n%C3%A3o-aceito-a-responsabilidade-de-deixar-o-pa%C3%ADs-nas-m%C3%A3os-da-troika#.UVQ4vRypqgM

http://www.noticiasaominuto.com/politica/57983/cavaco-n%C3%A3o-tem-autoridade-moral-para-dar-li%C3%A7%C3%B5es-de-solidariedade-institucional#.UVQ45BypqgM

http://www.noticiasaominuto.com/politica/58040/o-erro-de-s%c3%b3crates


Sem comentários:

Enviar um comentário