quinta-feira, 19 de março de 2020

This is the End...

Nas vésperas do Ano 1000 consta que andava o pessoal todo acagaçado algures pela Europa cristã porque diziam os profetas que o mundo ia acabar nesse ano.
Ao que parece, o dia 1 de Janeiro do ano 1000 amanheceu com um belo dia de sol e o mundo continuou. Ufff!... alívio! - mas alguém se lembrou que afinal podia não ser 1000 anos sobre o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, mas sim sobre a sua morte! - carago... então seria em 1033... E, de novo, o Todo-Poderoso foi generoso e em 1033 nada de especial se passou.
"- Oremus, oremus!", e a Europa encheu-se de igrejas e catedrais, em acção de graças...
Mas, logo os profetas da desgraça lançaram outra, que ainda cheguei a ouvir à minha avó: "De mil passaste, mas a 2000 não chegarás!"... E, mais ainda, o mundo iria acabar com Fome, Peste e Guerra (acho que a ordem dos factores era aleatória).
Com essa pulga na orelha, eu e outros miúdos do meu tempo, desatávamos a fazer contas à idade que íamos ter no ano 2000, ou seja, quantos anos iríamos ainda ter de vida, pois o mundo ia acabar nessa data. E especulávamos se iria acabar com fogo ou com água (já não me recordo qual era a minha aposta)...
Chegado à noite da passagem do ano de 1999-2000, talvez por ter no meu ADN os "terrores do milénio", não festejei a data. Recordo-me mesmo de ter dito: o que este novo século e milénio nos traz, não sei... mas suspeito que não será coisa boa... e lembrei-me da moratória dos tais 33 anos e julgava não ter que me preocupar até chegar ao mês de Dezembro de 2032...
Afinal, o Todo-Poderoso parece que antecipou a coisa, e, ao que parece, o castigo não veio molhado, nem cozido, nem assado, mas de uma forma absolutamente inesperada para os nossos cálculos infantis. Quem é que podia imaginar que este "fim de mundo" iria ser sob a forma de um bicho invisível, tão invisível quanto Deus. E, já agora, tão Omnipotente e Omnipresente como Ele?
Dito isto, ou o bicho invisível é o Deus Castigador e tremendo da teologia medieval, ou é o seu reverso, a apocalíptica Besta 666...
" - Oremus!... Oremus!..."

Sem comentários:

Enviar um comentário