terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Dualidades do mundo a preto&branco e vice-versa...


Dois factos (crimes) recentes separados por curto intervalo de tempo, com simetria imperfeita:

1) Jovem morto no Campo Grande, Lisboa: «Pedro Fonseca, de 24 anos, filho de um inspetor-chefe da PJ reformado, foi morto com três facadas ao final da noite de sábado por três ladrões que o queriam assaltar, mas acabaram por fugir sem nada roubar.», in Correio da Manha, 6.01.2020; -  em nome do "sacrossanto politicamente correcto" não se diz a nacionalidade, nem cor ou etnia dos intervenientes, apenas que o falecido era filho de um polícia (Judiciária), o que já de si desculpa aqueles que, em linguagem do "passado", seriam apodados de "meliantes" (já que agora, em linguagem presente, polícia, seja "judite" ou "pula", é que é "meliante"). - Veio-se a saber posteriormente que os assassinos, aqui apenas tratados como "ladrões", uma actividade normal e corriqueira, lá pela Lísbia, quiçá até desculpável, face à injustiça da sociedade (leia-se, a dos bandidos dos brancos) face aos marginalizados (outrora dizia-se "marginais"), eram Guineenses (da chamada Guiné-Bissau). O caso, "banal", tratado como assunto de polícia, não deu azo, como seria de esperar, a pedidos de explicação à embaixada da Guiné-Bissau, nem se pediu qualquer expatriação dos "ladrões" (homicidas), certamente uns bons rapazes que passarão a ser uns heróis para os seus compatriotas por terem "limpo o sarampo" ao filho de um pula da judite (o que lhes deve dar mais pontos e cotação no currículo que já levam); 


  

2) Jovem estudante morto em Bragança: « No dia 21 de dezembro passado, o estudante cabo-verdiano do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) Luís Giovani dos Santos Rodrigues terá sido agredido por vários homens à saída de uma discoteca em Bragança.» - Jornal de Notícias, 5.01.2020. - Aqui, ao especificar-se que o rapaz era "cabo-verdiano", insinua-se de imediato que é um africano (logo, negro, pois um branco nunca pode ser considerado africano), sendo que, posteriormente, se soube que os agressores (a vítima não morreu logo, pelo que só depois, provada a relação dos factos, se podem considerar os agressores como homicidas), eram outros jovens, no caso, ao que parece, naturais de Bragança. Pois fossem os ditos agressores também africanos (= negros) não haveria problema de maior, nem teríamos pedidos de explicação da embaixada de Cabo-Verde, nem intervenções do Presidente da República de Cabo-Verde, nem da dirigente do PAICV, nem dos partidos todos da extrema-esquerda tuga, que inclui a famigerada deputada guineense Joacir-Katar e o inefável BE, com comunicados, vigílias e homenagens ao falecido, apresentado, ainda que subliminarmente, como uma vítima do racismo (mesmo que um dirigente associativo africano, em Bragança, tivesse negado este tipo de motivações), e, em última instância, da bárbara opressão e genocídio multissecular dos tugas em relação aos povos africanos. 
Pergunta o sr. deputado José Soeiro “se Giovani tivesse outra origem, não haveria já uma comoção nacional generalizada”?  ver aqui: https://www.esquerda.net/artigo/estudante-cabo-verdiano-barbaramente-assassinado-em-braganca/65215    - a resposta é-lhe dada em relação ao caso anterior (ver a nossa alínea 1) ): "outra origem" tinha Pedro Fonseca, e... chhiiiiiuuu!...... não se passou nada... foram só uns... "ladrões"... - não houve, no caso, "marchas de homenagem" em Lisboa, Porto e Coimbra, como o inefável BE, decerto de braço dado com as Joacires, vão promover ou já promoveram...

Eu vivi em Bragança há muitos anos e já então por lá havia uns bons meliantes (sim, brancos, mas a "meliância" não tem cor nem etnia!), os famosos da "bila", peritos em desacatos e agressões. Seriam, na altura, 0,001% da população de Bragança, e hoje não devem ser muitos mais. Estive perto de uma situação mais complicada, evitando a provocação de um desses rufias que até tinha um nome artístico que aqui não vou dizer por motivos óbvios. Safei-me porque nessa noite, no desaparecido café Cruzeiro, tinha as "costas quentes" por estar com um grupo de amigos e o rufia só estar com um compincha lingrinhas.


Mas agora aproveitar um caso de rixas urbanas para se erigirem bandeiras e mártires (só no caso da alínea 2), pois claro!! ), enfim, não há paciência... Depois admirem-se que alguém diga que já "Chega!"...



A propósito, aqui fica uma carta-aberta que mão amiga nos fez chegar (e enviada a quem de direito) e que não resistimos a afixar aqui na praça da nossa Aldeia:



Assunto: A/C Sra. Deputada Joacine Katar Moreira - A propósito de racismo e hipocrisia

Exma. Sra. Deputada Joacine Katar Moreira.

Tomei conhecimento do seu comunicado do passado Domingo, de repúdio pelo assassinato do cidadão cabo-verdiano, Luis Giovani dos Santos Rodrigues, em Bragança, acto sem dúvida condenável e  a merecer punição exemplar a quem o praticou.

Tenho, todavia, de perguntar à Sra. Deputada se também emitiu algum comunicado sobre o assassinato do jovem Pedro Fonseca no Campo Grande, ao que se julga saber à mão de 3 jovens de origem guineense.

Confesso ter tomado conhecimento apenas do comunicado referido no primeiro parágrafo e como estou habitualmente atento, quero acreditar que a Sra. Deputada se "esqueceu" de condenar o segundo assassinato antes mencionado.

Um "esquecimento" que merece uma séria e profunda reflexão da parte da Sra. Deputada, do Partido Livre, e dos restantes partidos representados no Parlamento e outros orgãos de soberania.

Considero muito perigosa a utilização destas desgraças em proveito de ideais políticos radicais, que mais não visam do que uma auto-promoção individual e/ou partidária.

Mas a Sra. Deputada não está isolada nesta matéria, pois ouvi ontem mesmo no Jornal da noite da TVI o ex-ministro Paulo Portas, que, ao que julgo saber, nem partilha propriamente dos mesmos ideais políticos que a Sra. Deputada, manifestar também o seu repúdio pela morte do jovem cabo-verdiano, mas, salvo falha da minha parte, nunca o ouvi lamentar também a morte do jovem Pedro Fonseca....

Enquanto cidadão, considero o aproveitamento político e mediático destas desgraças uma VERGONHA!

Existem neste país autoridades policiais para tratarem e para se pronunciarem sobre este tipo de matérias.

Foquem-se, pois, os políticos naquilo que é primordial: o desenvolvimento do país e a consequente melhoria das condições de vida dos cidadãos!

E deixemo-nos de insinuações hipócritas envolvendo a cor da pele dos afectados por acontecimentos trágicos, que mais não fazem do que contribuir para criar ambientes sociais hostis.

Cumprimentos
José Coelho Martins
968694315

Tirem as vossas conclusões.

Ti Zé d'Aldeia.






Sem comentários:

Enviar um comentário